SALA MINEIRA DO EMPREENDEDOR DE NOVA PORTEIRINHA
A Sala Mineira do Empreendedor tem como objetivo apoiar MEIs, empreendedores individuais e produtores rurais, oferecendo serviços essenciais para a formalização e crescimento dos negócios. O projeto disponibiliza aos MEIs emissão de notas fiscais, boleto DAS, Declaração Anual de Faturamento e capacitações em parceria com o SEBRAE, auxiliando na gestão empresarial. Além disso, orienta sobre as vantagens da formalização, como benefícios previdenciários, acesso a crédito e participação em licitações. Para os produtores rurais, fornece o Cartão do Produtor Rural e notas fiscais eletrônicas, permitindo a comercialização legalizada de seus produtos. Com isso, a Sala Mineira do Empreendedor fortalece os pequenos negócios, impulsiona a economia local e promove a inclusão produtiva e o crescimento sustentável.
FALE COM A GENTE
Whatsapp: (38) 39900-5132
Iasmin: (38) 93300-5229
Email: salamineira@novaporteirinha.mg.gov.br
Telefone fixo: (38) 3220-9961
ORIENTAÇÕES E SERVIÇOS
- Orientação sobre Legislação que trata sobre o MEI;
- Orientação específica para abertura, alteração e baixa;
- Orientação sobre desenquadramento SIMEI;
- Registro, alteração e baixa do MEI;
- Emissão de boletos (DAS);
- Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI);
- Emissão de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
- Emissão de notas fiscais do MEI;
- Capacitações e consultorias com o SEBRAE
- Emissão do Cartão do Produtor Rural
- Emissão de Nota Fiscal de produto
- Aviso de Licitações
Para o bom funcionamento do setor público, o governo necessita adquirir materiais, equipamentos e serviços necessários para a manutenção de suas atividades prestadas. Os órgãos governamentais são os maiores compradores do país, e tê-los como clientes pode ser fundamental para o crescimento do seu negócio. Uma grande vantagem de vender para o governo é que para concorrer a uma licitação o tamanho da sua empresa não importa. Em linhas gerais, qualquer empresa ou pessoa pode vender para o governo, desde que esteja devidamente formalizada. MEI e Empresas de Pequeno Porte são beneficiadas na participação de licitações, a Lei Complementar n.° 123/2006 expressa que os órgãos públicos têm o dever de realizar licitações exclusivas para Micro e Pequenas Empresas.
Sendo assim, o primeiro passo para participar das licitações é ficar atento às oportunidades. Continuamente a Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha publica no site LICITAR DIGITAL, para ter acesso aos mesmos é preciso entrar no site, clicar EM “BUSCAR PROCESSOS”, logo em seguida, deve-se digitar o nome do seu município. Além disso, a Sala Mineira de Nova Porteirinha realiza constantemente postagens em sua página oficial no Instagram os avisos de licitações em aberto no momento. Para acessar a página na rede social é necessário buscar por “saladoempreendedor.novaport” na ferramenta de pesquisa do aplicativo.
O segundo passo para garantir a participação nas licitações é estar devidamente regularizado além de seguir alguns requisitos padrões estabelecidos nos editais de licitações da prefeitura, tais como, comprovação que possuem os requisitos exigidos por meio da apresentação da documentação; não estar em processo de liquidação, falência, concordata, recuperação judicial, dentre outros. Ademais, também é necessário ter habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação técnica. Por fim, é de suma importância observar em cada edital os documentos necessários para ser aceita a participação, como também mantê-los sempre atualizados para que os mesmos não sejam invalidados.
Emissão de Certidões e Comprovantes
Comprovantes de Inscrição do MEI (Botão de Acesso)
Cartão CNPJ da Receita Federal (Botão de Acesso)
Número da Inscrição Estadual (Botão de Acesso)
Obs. Botão de acesso são para encaminhar o atendimento ao número da sala
Atendimento PAV – Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal
O que é?
O PAV é um serviço que oferece apoio e orientação aos contribuintes sobre diversos assuntos fiscais, como: emissão de CPFs, preenchimento de declarações, regularização de pendências, entre outros. Ele permite o atendimento virtual e presencial nas salas de apoio ao contribuinte para esclarecer dúvidas, facilitar o processo de envio de documentos e resolver questões tributárias de forma prática e rápida, sem a necessidade de deslocamento até as unidades da Receita Federal.
- Horário de Funcionamento:
A unidade PAV funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.
- Ana Luiza Ladeia Correa
Contato: 38 93300-5132