A iniciativa intensificará a ‘busca ativa’ por homens e mulheres, no município. Através de profissionais qualificados, da Secretaria Municipal de Saúde, o cidadão que apresentar suspeita de câncer, receberá as orientações adequadas e o encaminhamento para acesso ao diagnóstico precoce e o devido tratamento, o quanto antes.
Aspecto geral da reunião entre representantes da Secretaria de Saúde de Nova Porteirinha e do Hospital Dilson Godinho, onde foi discutida a ampliação de parceria entre o Município e a referida instituição hospitalar.
NOVA PORTEIRINHA – Com o objetivo de possibilitar à população de Nova Porteirinha, acesso a diagnóstico precoce do câncer, bem como tratamento mais célere, a Prefeitura deste município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou parceria na área de saúde com o Hospital Dilson Godinho, de Montes Claros.
De acordo com a Secretária de Saúde, Claudineia Alves de Jesus, haverá intensificação da busca ativa por homens e mulheres que apresentem alguma suspeita de câncer de próstata, mama, colo de útero, entre outros.
“A ideia e orientação da prefeita Regina Antônia de Souza Freitas, que prima pela entrega de saúde de qualidade no município é identificar o mais cedo possível o câncer no paciente e, assim, assegurar a ele, tratamento correto e seguro o que representa maior chance de cura”, diz a secretária. Para tanto, segundo ela, profissionais da saúde receberão treinamento especializado para melhoria do atendimento aos moradores.
A ampliação da parceria entre o Município de Nova Porteirinha e o Hospital Dilson Godinho, foi anunciada pela secretária de Saúde do município, Claudineia Alves, após reunião no dia 6 de julho, com representante da referida instituição hospitalar, o enfermeiro Marcus Brant, além de profissionais da saúde do município.
Durante a reunião, Brant ressaltou a importância da pareceria com a Prefeitura e defendeu ação de busca ativa por pessoas, no município, objetivando a realização de diagnóstico do câncer, de maneira mais célere, para que haja sucesso no tratamento em caso de confirmação da enfermidade malígna.
Todos os procedimentos médicos, como consultas e cirurgias oncológicas são realizados via Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital Dilson Godinho possui uma importante estrutura de saúde com equipamentos digitais de última geração, por isso, se consolida como referência no tratamento do câncer na região Norte de Minas e até, mesmo para o Estado da Bahia.