Secretaria Municipal de Saúde apoia e orienta grupos de pessoas que buscam ajuda para parar de fumar
A Prefeitura de Nova Porteirinha, através da Secretaria Municipal de Saúde engrossa a fileira de apoiadores da Campanha ‘Parar de Fumar é uma Vitória’, a exemplo do Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA), por entender a relevância da iniciativa que culmina com o Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
Anualmente, no Dia Mundial sem Tabaco, o INCA promove e articula uma grande comemoração nacional sobre o tema com as secretarias estaduais e municipais de saúde e de educação dos 26 Estados e Distrito Federal e com outros setores do Ministério da Saúde e do governo federal que integram a Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro da OMS para o Controle do Tabaco (CQCT/OMS).
Apoio e orientação
No município de Nova Porteirinha, por exemplo, profissionais da Secretaria de Saúde realiza reuniões com grupos de pessoas que possuem o desejo de parar de fumar, repassando a eles, orientações sobre os danos que o tabagismo causa à saúde, bem como os benefícios que a pessoa pode obter ao parar de parar de fumar. Além disso, segundo a secretária municipal de Saúde, Claudineia Alves, a secretaria ainda disponibiliza medicamentos para o tratamento do tabagismo no município, para quem tem interesse em eliminar o tabagismo – doença que é causada pela dependência química da nicotina. Oferecer tratamento aos que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo. Quem possui esse desejo, pode procurar o enfermeiro da unidade de saúde mais próxima de sua casa para receber as informações necessárias.
Pandemia e tabagismo
A pandemia de Covid-19 pode ser um estímulo para o cuidado com a saúde, incluindo a cessação do tabagismo. A qualidade de vida melhora muito ao parar de fumar assim como a capacidade pulmonar, deixando a pessoa menos vulnerável a inúmeras doenças, dentre elas, a Covid-19.
Benefícios ao parar de fumar
Ao parar de fumar os benefícios à saúde são quase imediatos, conforme demonstrado a seguir:
Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue. Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor. Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida. Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade. Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.A OMS listou mais de 100 razões para parar de fumar como forma de mobilizar, motivar, sensibilizar e encorajar os tabagistas a deixarem de fumar. A lista foi organizada por tema e traz vários elementos que reforçam e motivam a cessação do tabagismo. São eles:
O tabaco afeta sua aparência imediatamente. Quando você usa produtos de tabaco e nicotina, coloca em risco a saúde de seus amigos e familiares – não apenas a sua. Fumar cigarros eletrônicos perto de crianças compromete a saúde e a segurança delas. O uso de tabaco traz consequências sociais negativas. É caro – você pode usar seu dinheiro em coisas mais importantes. Fumar reduz sua fertilidade. Todas as formas de tabaco são letais Quando você compra tabaco, está apoiando financeiramente uma indústria que explora agricultores e crianças e estimula doenças e morte. Produtos de tabaco aquecidos são prejudiciais à saúde. Os cigarros eletrônicos são prejudiciais à saúde e não são seguros. O uso de tabaco, principalmente o fumo, tira o fôlego. O tabaco destrói o seu coração. Tabaco causa mais de 20 tipos de câncer. Os fumantes têm maior probabilidade de perder a visão e a audição. O tabaco afeta praticamente todos os órgãos do corpo. O uso de tabaco e nicotina prejudica seu bebê. O tabaco polui o ambiente.Fonte:(https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-sem-tabaco/2021/comprometa-se-parar-de-fumar).