Clique aqui e consulte nossas políticas.
Prefeitura Municipal de Nova Porteirinha - MG
Acompanhe-nos:
Rede Social FACEBOOK
Rede Social INSTAGRAM
Conheça nossa História

A Cidade – História

Nova Porteirinha é a rainha fecunda de um reino: o Vale do Gorutuba. Terras férteis, topografia e condições climáticas favoráveis a diversas atividades agropecuárias e o potencial do rio Gorutuba foram condições determinantes para a implantação do Perímetro Irrigado, pelo Governo Federal.

A margem direita do rio Gorutuba, nessa região, era habitada por pequenos produtores rurais.
O grande impulso para o aumento da população foi a Construção da Barragem Bico da Pedra, cinco quilômetros do local onde hoje está a sede do município, inaugurada em março de 1979, e depois a implantação do Perímetro Irrigado do Gorutuba, localizado na margem direita do rio, ocupando parte significativa da área do município (quase cinco mil hectares) e que desempenha papel de suma importância no desenvolvimento não só do município, mas de toda região. No Perímetro, são produzidas diversas variedades de frutas, com predominância da bananicultura, representando mais de 50% da quantidade e valores produzidos como: limão, maracujá, manga, uva e muitas outras, além de grande quantidade de grãos, como feijão, sorgo, milho e ainda o plantio comercial de árvores, destaque para o mogno.

A área onde está a sede municipal fazia parte da Fazenda Gameleira, de propriedade do senhor Bertolino José Serafim, que juntamente com seus filhos e genros, Geraldo Dias dos Santos e Domingos Pereira dos Santos deram início à povoação. Além desses, devem ser lembradas também como pioneiras dona Eva Rodrigues de Souza, dona Venância dos Santos Lima, professora e filha de Bertolino, Manoel Pereira da Silva e outros.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

O núcleo cresceu e, por força da Lei estadual nº 8.285, de 08/10/1982 foi criado o distrito de Nova Porteirinha, pertencente ao município de Porteirinha. O distrito foi instalado em 05/03/1983.

A emancipação política ocorreu através da Lei nº 12.030, de 21/12/1995, que criou o município de Nova Porteirinha, com área desmembrada do município de Porteirinha, foi instalado em 01/01/1996.

====

O ponto mais alto do município é de 500 metros, local: região central da cidade.
A principal atividade do município é a agricultura irrigada, que cultiva principalmente frutas dentre as quais a banana prata se destaca como o maior produto de fonte de renda do município. Graças ao Perímetro de Irrigação pelas águas do rio Gorutuba, o município recebeu muitos migrantes colonos de diversas regiões de Minas e de outros estados do País e também do exterior que viram neste município uma oportunidade de desenvolver a cultura de frutas tropicais.

RELIGIÃO

Nova Porteirinha tem uma religião predominantemente Católica, seu pároco é o Padre Henrique Alves de oliveira Filho que congrega na Paróquia Nossa Senhora das Graças no Centro da Cidade. Existem também as igrejas evangélicas que congregam aos seus adeptos.

TURISMO

O turismo em Nova Porteirinha se baseia no balneário Bico da Pedra, à margem direita do Rio Gorutuba.

Área plantada e principais culturas

A área plantada no Perímetro de Irrigação Gorutuba soma 4.242,20 hectares. Destes, estão implantados 2.732,20 hectares das principais fruteiras; 887,50 hectares com as principais culturas anuais; e 461,70 com as principais culturas de madeira.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024